O que é a CASA VIVA?



A CasaViva é um projecto que se quer aberto à cidade , disponível para acolher iniciativas irreverentes, que proponham novas formas de pensar, através da música, pintura, teatro, conversa, cinema, fotografia, oficinas, literatura, dança. É um espaço de entrada livre.
A CasaViva apoia-se numa dezena de amigos que se dedicam ao projecto por gosto. Gente que abre e fecha a porta, orienta a concretização das iniciativas, promove o debate, pensa, despeja cinzeiros, varre o chão e limpa sanitas. A bem da manutenção do espaço, e seguindo a filosofia de partilha de direitos e de responsabilidades, esperam-se contribuições semelhantes de quem procura a casa para nela fazer acontecer coisas. 
A CasaViva é uma casa particular, temporariamente cedida pelos proprietários, sem contrapartidas financeiras. Apoiado nos ditos amigos que não querem formalizar o projecto. A contrapartida é conservar o espaço, zelar por ele e revitalizá-lo. Animando-o enquanto alternativa ou mexendo na pele. Pode-se intervir, respeitando a estrutura e alguns revestimentos.
A CasaViva manterá sempre o estatuto de casa particular. A casa só abre quando há iniciativas, mas a porta está sempre fechada e é preciso bater o batente para entrar. Não se coloca na fachada nenhuma informação sobre o que lá dentro acontece. Os concertos devem realizar-se às sextas e sábados, até às 22h00.A CasaViva não paga cachet e não cobra à porta. Acesso gratuito. E cada qual é livre de estender o chapéu depois da actuação. A divulgação dos eventos cabe a quem os propõem. A CasaViva participa através do blog e por email. Para isso, precisa de ter acesso atempado (mínimo uma semana antes) à informação do que se vai realizar: texto e imagem (400x300 dpi). 
A CasaViva dispõe de quatro andares, um quintal e um terraço . Meia dúzia de salas livres, uma cozinha, três sanitas e um urinol. Um corredor comprido e uma caixa de escadas iluminada por clarabóia.  Está a iniciar a colecção e a catalogação de filmes, cds, revistas, livros, fanzines… para partilhar. Informação sempre gratuita. 
A CasaViva foi criada em Abril de 2006. Pelas razões expressas em manifesto-casaviva.blogspot.com. 
Registo da actividade: casa-viva.blogspot.com 
Opiniões e notícias: picamiolos-casaviva.blogspot.comMorada: Praça do Marquês de Pombal, 167, 4000-391 Porto. 
casaviva167@gmail.com